Drop #2 – Big Data : somente um hype?! OU TEM DINHEIRO ROLANDO?!

bigdataanalytics

Primeiro, como é a primeira vez que falo sobre Big Data em meu blog, aqui tem uma pequena definição que concordo sobre o que é Big Data: 

“De maneira mais simplista, a ideia também pode ser compreendida como a análise de grandes quantidades de dados para a geração de resultados importantes que, em volumes menores, dificilmente seriam alcançados.”. [1]

Imagine por exemplo, uma análise dos e-mails enviados em um ano de 3 milhões de pessoas, ou a análise do movimento de todos os carros em Recife(667.405 veículos segundo o Detran)[2] ou de todas as pessoas que utilizam o Facebook no Brasil.

Outro ponto que destacou o tamanho hype envolvendo Big Data foi o report do LinkedIn do ano anterior[3], e o primeiro lugar mundial combina justamente com o rank Brasileiro [4], com o termo “Statistical Analysis and Data Mining” no número 1 entre as pesquisas de trabalho.

Mas sim, o que isso tem a ver comigo?!

Simples jovem, imagine que daqui a pouco (ok, colocando o fator Brasil, talvez em 10 anos) teremos planos de saúde populares enviando e-mails SUGERINDO exames pois eles possuem seu histórico hospitalar e dados de sua vida como : sua idade, gênero fisiológico, onde você mora, e traçando todos estes dados com de outros 200.000 assinantes por exemplo, eles possam perceber exames necessários a sua idade de forma que você recorra a menos cirurgias (geralmente operações mais caras do que exames), de forma que o plano reduza custos de forma eficiente e consiga, de fato, melhorar sua saúde, esta é uma das melhores e mais básicas aplicações de Big Data.

Mas não se engane e pense que no Brasil várias empresas estão contratando pessoas com habilidades em Big Data (Apache Hadoop, IBM Spark e afins), muitos dos gerentes de T.I. não possuem um background em Banco de Dados, por exemplo, para entender o poder que a informação possui, como demonstra este relato de 2014, onde apenas 29% PRETENDIAM fazer um investimento em Big Data no ano de 2015.

Maiores investimentos ainda são necessários para que o Brasil se torne uma potência em Big Data, contundo, boas coisas já estão acontecendo no país, como o lançamento do centro de P&D da EMC e que já produz frutos em pesquisas utilizando Big Data Analytics para o bem-social[5], Big Data não é um hype e deve trazer muitos investimentos de grandes empresas nos próximos anos já que informação e personalização serão grandes nomes no futuro dos serviços de tecnologia oferecidos.

 

Imagino que a maioria de vocês já tenha ouvido falar do termo, espero que de forma positiva mas se você ouviu ou leu algo muito legal sobre Big Data e quer adicionar algo a conversa, comente abaixo:

Referências

[1] http://www.infowester.com/big-data.php

[2] http://www.detran.pe.gov.br/images/stories/estatisticas/HP/1.11_frota_municipio.pdf

[3] http://blog.linkedin.com/2014/12/17/the-25-hottest-skills-that-got-people-hired-in-2014/

[4] http://www.slideshare.net/linkedin/the-25-hottest-skills-of-2014-on-linkedin

[5] http://reflectionsblog.emc.com/2015/07/big-data-technology-for-social-good/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s