Drop #1 – “Pra que tanta subway?”

Subwaylogo

Aposto que se você é recifense, e conhece a SUBWAY(logo acima), possivelmente você já se perguntou o porque de tanta subway em uma cidade só, parece uma infestação do mesmo negócio por todo o lugar.

Boa noite, é pessoal, eu tô tentando agregar novos dados as minhas análises e acho que um das principais fonte de dados é o Google Maps da google e #PQP, na minha cidade existem em torno de 35 SUBWAYS!….enfim, para ilustrar o que tentei fazer hoje, segue o print da realidade:

subways

Mas vamos prestar um pouco mais de atenção aos detalhes, analisando mais profundamento conseguimos perceber algumas coisas, por exemplo, as subways não são tão bem distribuidas assim…das 30 subways, 23 se encontro das áreas comerciais da zona norte/centro, 5 na Zona Sul (Boa Viagem/Setúbal) e 3 se encontram em bairros com menor poder aquisitivo, como  Areias e Imbiribeira, só presta atenção:

subwayscluster

(clique na imagem para expandir)

Uma das coisas mais interessantes dentro desse mapa é que existem clusters(aglomerações) ainda menores e mais densos do que os apresentados acima, deem uma olhada nesta configuração da Conde da Boa Vista…

subwaysCondeDaBoaVista(clique na imagem para expandir)

Aquela análise rapidinha…

Percebam que neste quadrado existem 4 subways em menos de 1km de distância entre si! Ok, temos todos aqueles pontos comerciais e importantes da sociedade recifense (como Universidades (Faculdade de Direito do Recife, por exemplo), Pontos Turísticos (Parque 13 de maio), e a maior área comercial da cidade (a cde. da boa vista). Mas a falta de planejamento é enorme!, imagine que em uma avenida com mais de 3km de extensão, colocaram 4 subways em torno de uma área de menos de 2km², me intriga entender tamanha proximidade.  Um objetivo: entrevistar os donos desses negócios e entender seu planejamento, se algum leitor conhecer um contato, agradeço.

Partindo para outra zona residencial que vale a pena dar uma olhada e acumula 23 das subways da cidade, a Zona Norte…eles também possui um grupo de subways que se você colocar o pé fora de uma, o outro já está dentro da 2º…subwaysZonaNorte

OK, dando aquela analisada, eu consigo entender as decisões que levaram à construção da subway 1, 2, 4 e 5, mas as subways 3 e 6 simplesmente me deixam curioso para saber o porque delas existirem (melhor, como continuam existindo e sendo lucrativas.), tendo em vista que conheço pouco da movimentação da área em que estão instaladas, vale a pena olhar e entender o porque da 3 ter escolhido a josé bonifácio como endereço. E o que leva a subway 6 e 5 estarem tão próximas? que demanda levou a subway 6 ser criada? (supondo que ela foi criada após a 5?) Que variáveis tornaram a 6 e a 5 viáveis? , enfim, estas foram algumas perguntas que surgiram na minha cabeça.

Espero que tenham gostado do post e não tenham se incomodado com minha falta de habilidade no Paint(hehehe), foi bem interessante procurar sobre algo que eu também tinha muito curiosidade, quem tiver dados interessantes e queira me dar a oportunidade de análisa-los, mande um e-mail para felipe.bormann@gmail.com .

Leave a Reply

