Então você quer ser o “sobrinho” que faz sites?

Estou começando minha carreira como web developer ( desenvolver web) aqui no Brasil, especificamente, na cidade do Recife. Assim eu posso me tornar um melhor desenvolvedor Web e, se minhas habilidades permitirem, um analista de dados. Até então, eu tenho aprendido muito sobre quais são os desafios de começar com Web Design, o principal deles: provar que o que você sabe possui valor.

E para demonstrar este valor você precisa necessariamente de um portfolio. Enquanto meu primeiro projeto ainda não acaba, meu portfolio está vazio (não posso divulgar a URL do projeto até que ele esteja no ar). Mas é bem interessante sobre como ser um web developer vai muito além de saber linguagens Back-End ou Front-End, envolve também saber tratar o cliente, demonstrar progresso, e devolver valor(aprendo muito sobre isto no meu trabalho formal, no C.E.S.A.R).

Imagine a seguinte situação: você e seu cliente acordam que você tem o prazo de 1 mês para entregar um projeto, ok, e após um mês, no dia da entrega, você diz que não conseguiu fazer um site pois a partir da segunda semana seu computador pifou? Como você acha que será a reação do cliente? Imagine que você é o cliente ( isso se chama Empatia), então para tais situações e comunicação, existem ferramentas muito boas e entre elas uma que recomendo se chama Trello, com ela você pode dizer quais tarefas irá fazer, quais você está atualmente realizando e outras colunas que você quiser adicionar.

A vida de freela iniciante não é muito fácil, você tem de provar que é bom e entregar bons produtos mesmo que lhe paguem abaixo do valor de mercado, tendo em vista que você comece a vida de freela sem ter nenhuma experiência profissional anterior, caso contrário seu know-how possivelmente lhe ajudará a firmar novos clientes. E estas são as dicas de hoje para quem quiser ser “sobrinho”.

E entre as skills(habilidades) que você precisa começar é: pesquise bem, tente lançar um site com toda a programação possível, conheça bons hosts e, do lado da programação, coisas que você deve aprender: HTML, CSS e Javascript e coisas que você pode aprender e deve aprender pelo menos uma dessas linguagens: Java, Python, PHP, Ruby.

Semana tem dicas sobre bons sites para ajudar a procurar freelas!

Bons caminhos para quem quiser pesquisar mais sobre a vida de um web freelancer:

http://www.totaljobs.com/careers-advice/inside-careers/day-in-the-life-web-designer

https://www.linkedin.com/today/post/article/20140606020740-151233541-life-of-being-freelance-web-developer

http://lifeofthefreelancer.com/

Leave a Reply

